Farol de Mosqueiro

Farol de Mosqueiro
Farol de Mosqueiro

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Um dia especial para Mosqueiro - 18 de dezembro.


Quando frequentávamos assiduamente Mosqueiro, o 2º domingo de dezembro era especial para nós. Logo de manhãzinha nos deslocávamos até a pequenina Capela do Sagrado Coração de Jesus, na pracinha do Chapéu-Virado, para participar da Missa que precedia a procissão do Círio.


Com a capela sempre lotada, certa vez procuramos acesso por uma das portas laterais, aquela que fica voltada para a baía. Afagados pela suave brisa matinal fomos aos poucos adentrado na Capela. Depois de algum esforço e a concessão de alguns, estávamos bem junto à imagem da Virgem, de onde participamos da Missa.  

São muitos os motivos que nos levam a esta benfazeja devoção à padroeira de Mosqueiro, como o nascimento de nosso filho caçula, idos de 1972, no dia 18 de dezembro, dia de Nossa Senhora do Ó, conforme nos confirmou o pároco de então, Padre Nazareno, naquele seu jeito simples e acolhedor. Mais recentemente, fomos agraciados pelo nosso filho mais velho, com uma imagem de Nossa Senhora, que mostra a região do ventre com evidência de gravidez, com a délivrance próxima. É uma réplica, em tamanho menor daquela que fica exposta à veneração na Igreja Matriz, na Vila. A invocação de Nossa Senhora do Ó, também é conhecida como N. S. da Expectação, ou da Esperança, anunciando o nascimento do Salvador, que o Natal está próximo.

 Para mim e minha esposa, foram muitos os momentos que sinalizaram, e ainda hoje invocam gratas lembranças de nossas estadas em Mosqueiro, quando ali vivemos a felicidade de contar com a família toda reunida, tudo emoldurado por um ambiente de singeleza e de contidas alegrias.   

 Por intercessão de Nossa Senhora do Ó, peçamos a graça de estarmos preparados para celebrar dignamente o nascimento do Salvador, nos concedendo as virtudes de uma criança, para melhor recebermos o Menino-Deus.

(Texto de Ivens Coimbra Brandão, reeditado do Jornal Voz de Nazaré, Edição de 12 de dezembro de 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário