Farol de Mosqueiro

Farol de Mosqueiro
Farol de Mosqueiro

domingo, 7 de dezembro de 2014

Construção de Arena Multiuso

Para que um destino possa realizar eventos tradicionais bem como captar novos eventos, faz-se necessário a existência no local de estrutura física capaz de suportá-los com segurança, qualidade, e impacto controlado.  Afinal os eventos, ao se tornarem um produto turístico, deverão respeitar os interesses do consumidor/turista e dos moradores da região.

Em Mosqueiro fortes raízes culturais têm tornado possível a preservação de tradições como o Carnaval e as Festas Juninas, muitos são os grupos carnavalescos e folclóricos (quadrilhas, cordões de bichos, dentre outros) existentes na Ilha. Por outro lado, a inexistência de espaço adequado para a realização desses eventos vem provocando duas desagradáveis consequências: a desvalorização do trabalho apresentado pelos grupos culturais e o estrangulamento da infraestrutura urbana da Vila, espaço comumente utilizado pelos mesmos. Conversando com alguns comerciantes que possuem empreendimentos localizados na praça da Matriz, todos são de opinião que o lugar não suporta mais esses evento, além destes causarem prejuízos para eles. 

A Arena Multiuso trata-se de infraestrutura construída em espaço público adequado e concebido para receber eventos de médio e grande porte, tais como Carnaval, Festa Junina, Shows, Desfiles da Semana da Pátria, dentre outros. Imaginem nossas Escolas de Samba e Blocos podendo fazer as suas apresentações em lugar decente. As festas juninas em Mosqueiro são das mais animadas no Pará, portanto merecem um palco virtuoso para a presentação das belas Quadrilhas que possuímos. O desfile dos estudantes na Semana da Pátria ganharia um brilho especial. Além de tudo isso, Mosqueiro estaria habilitado para receber shows de artistas famosos e eventos esportivos e religiosos de médio e grande porte. Tudo isso com segurança e conforto para todos.

Aproveitando as estruturas da Arena, poderão ser instalados diversos equipamentos públicos da Prefeitura e Governo do Estado funcionando em regime de Condomínio. Essa é uma estratégia para garantir a gestão eficaz do espaço. A parceria da Prefeitura com o SEBRAE, SENAC, Secretaria Estadual de Turismo e Ministério do Turismo, poderia viabilizar a construção de um Centro de Capacitação para o Turismo, objetivando a formação continuada de pessoas que atuam na atividade (empreendedores e trabalhadores). 

A área urbana sugerida para a construção desse equipamento é o espaço onde no passado funcionou o Aeroporto de Mosqueiro. Alguns ajustes deverão ser feitos, como a localização da linha de transmissão de energia elétrica e o melhoramento das vias de acesso para permitir o adequado escoamento. Esforços perfeitamente justificáveis quando comparados aos benefícios para o desenvolvimento local. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário