Farol de Mosqueiro

Farol de Mosqueiro
Farol de Mosqueiro

domingo, 14 de dezembro de 2014

Francisco Xavier Dias Cardoso



Quem frequenta Mosqueiro sabe que algumas ruas do bairro da Vila, em Mosqueiro, são conhecidas como 1ª rua, 2ª rua e assim por diante. Esta ordem foi estabelecida para ruas paralelas na medida em que vão se afastando da orla, onde se localiza o trapiche. Poucos conhecem o nome que elas recebem e é sobre Francisco Xavier Dias Cardoso, que denomina a 6ª Rua, que este artigo pretende contar um pouco da sua história em Mosqueiro.

Viúvo de Dona Alzira e pai de dois filhos, o farmacêutico Francisco Xavier Dias Cardoso recebeu a notícia de que sofria de um grave problema de saúde nos pulmões. A família não sabe dizer qual a natureza do mal, certamente por conta do preconceito que havia na época com relação às doenças como pneumonia, tuberculose, dentre outras. O tratamento sugerido passava pela mudança para Mosqueiro onde o clima era perfeito quando se tratava de doenças respiratórias.

Francisco Cardoso não pensou duas vezes, arrumou as malas e mudou-se para Mosqueiro juntamente com os filhos Cláudio e Euvaldo. Construiu uma bela residência de dois pavimentos, próxima a praia do Areão. Ele já era um farmacêutico conceituado, tendo, inclusive, recebido condecoração em Paris por conta de uma de suas fórmulas. Em um tempo em que a poderosa indústria farmacêutica não tinha o domínio que possui hoje, os profissionais como Francisco Cardoso desenvolviam seus próprios medicamentos, era o tempo dos boticários. Não demorou muito para montar a Farmácia Cardoso, localizada na Rua Pratiquara, entre a 2ª Rua (Senhora do Ó) e 3ª Rua (Cel. José do Ó).

Seus filhos Cláudio e Euvaldo foram matriculados na escola Inglês de Souza, onde tiveram a oportunidade de cursar as séries iniciais. O tratamento deu tão certo que Francisco Cardoso encontrar a mosqueirense Francisca, com ela namorou e contraiu matrimônio. Desta relação nasceram as mosqueirenses Helena e Guinda.

Além de farmacêutico, Francisco Cardoso também exerceu a função de Juiz de Paz e Parteiro. Nesta condição, foi responsável por diversos casamentos e partos em vários lugares do amplo território de Mosqueiro que, naquela época, não dispunha de uma malha viária que permitisse a integração entre os diversos vilarejos. Inúmeras foram as vezes em que pegou um barco, navegou pelo Furo das Marinhas, onde as águas são menos revoltas, e chegou à Vila da Baia do Sol ou em algum dos Sítios, lá existentes, para ajudar na formação de uma nova família ou amparar nas mãos um novo mosqueirense.

Recentemente, após proferir palestra para alunos do Colégio Inglês de Souza, ocasião na qual fiz referência ao Francisco Cardoso e seus filhos, fui abordado pela Diretora daquele estabelecimento.  O interesse dela era me mostrar um volume, doado por parentes de Francisco Cardoso, contendo diversas partituras. Para minha surpresa, entre as músicas lá contidas estava um Hino de Mosqueiro, o Hino do Tricentenário de Belém, dentre outros, todos de sua autoria.


Seguindo a tradição da época, na qual as pessoas talentosas acabavam assumindo diversas atividades profissionais e não profissionais, Francisco Cardoso não foi uma exceção. Mudou para Mosqueiro em busca de saúde, mas terminou deixando sua marca e legado para o lugar que lhe proporcionou momentos muito significativos.  Para o leitor que ainda não sabe, Francisco era meu bisavô, pai do meu avô materno. O Blog Mosqueiro Pará Brasil dedica esse artigo para as principais fontes de consulta, as netas de Francisco, Maria de Lourdes Cardoso Brandão, minha mãe e Alzira Cardoso Pinheiro, a tia Ziroca.

12 comentários:

  1. Olá Eduardo,meu nome é Henrique Costa, sou Neto de Carmosina Cardoso talvez seja irmã do seu Bisavô. O pai era o Dr. Antônio Firmo Cardoso Costa, Advogado e Diretor da Escola Normal e P de Carvalho ?? Se for manda um OK pra mim.

    ResponderExcluir
  2. Eduardo, Seu bisavô tinha um irmão chamado António Firmo Dias Cardoso Júnior. Por favor, caso ele seja irmão dele me manda um e-mail para pode me comunicar com você, estou procurando a história do meu bisavô.
    Carla Cardoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Carla, seu bisavô Chamava-se Antonio Firmo Dias Cardoso Júnior? é que igualmente estou procurando montar uma breve história deste senhor. Sou de Barcarena no Pará, e aqui nesta cidade a biblioteca Pública recebeu o nome Firmo Cardoso, e pouco se sabe sobre ele. Pergunto sabe a data de falecimento?

      Excluir
  3. Olá professor, o nome da biblioteca foi sugerido por mim a professora Benta, na época era Secretária de Cultura e Educacao do Municipio de Barcarena. Na época entreguei a ela um dossiê da vida dele documentos guardados por meus avós.

    Antônio firmo Dias Cardoso Júnior é meu bisavô, nasceu em 07/09/1854, era irmao do Francisco Xavier Cardoso Costa.

    Meu bisavô era formado em Direito pela Faculdade de Recife e foi um dos fundadores da Escola Normal/Paes de Carvalho em Belem.

    Sua filha ( minha avó ) foi casada com o ex prefeito de Barcarena Miguel Fernandes da Costa Júnior.


    Maiores informações você pode conseguir com o meu Pai Miguel Fernandes da Costa Neto, Neto do Firmo Cardoso, residente em Barcarena.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, você teria um contato ou endereço para podermos marcar uma conversa?

      Excluir
    2. Então somos parentes distantes. Pois o Dr. Firmo Cardoso, é avó de minha avó materna Maria de Nazaré Dias Cardoso de Carvalho (Carvalho vindo de seu marido meu avô)

      Excluir
  4. Segue informacoes de retiradas de um artigo do Paes de Carvalho, Dr. AntoAnt Firmo Cardoso foi nomeado pelo Governador do Estado da época, Augusto
    Montenegro, que o retirou da direção da Escola Normal, encaminhando-lhe para a direção do
    ginásio. A nomeação do diretor do ginásio era feita diretamente pelo governador do Estado,
    portanto, um cargo político. A figura deste diretor representa a estreita ligação entre o
    Gymnasio Paes de Carvalho e os políticos da época, além disso, em nossa visão, ele era um
    verdadeiro representante da nova elite paraense. Este diretor era natural de Belém do Pará e
    obteve o grau de bacharel pela Faculdade de Direito de Recife, em 1893. exerceu vários cargos públicos, dentre eles, funcionário aduaneiro do Pará, diretor de
    um Externato em Cametá, Inspetor Escolar na capital, Diretor Geral da Instrução Pública e
    diretor do Gymnasio Paes de Carvalho. Além de bacharel, era jornalista e escritor, e chegou a
    exercer fortes influências na opinião pública deste estado, já que foi proprietário e redator do
    jornal “Diário de Notícias”, no período de 28 de janeiro a 14 de junho de 1891, dentre outras
    ações nas imprensas paraense e nacional. Ademais,
    Foi deputado estadual no ano de 1899. Foi membro da Sociedade de
    Geografia do Rio de Janeiro; do Grêmio Literário da Bahia; dos Congressos
    de Instrução e Geografia; membro d'honneur de la Societé Academique de
    Histoire Internationale; de Academie Vitor Hugo; de l'Academie des
    Sciences, Arts et Lettres; de La Renaissance Nationale Societé d'Instruction
    et d'Education Populaire, de Paris (RÊGO, 2002, p. 210).
    Era um intelectual no sentido do literato, membro de academias e sociedades
    francesas e, com certeza, um grande articulador político, já que permaneceu como diretor o
    ginásio por onze anos e três governos distintos, o de Augusto Montenegro (1901-1909), o de
    João Antônio Luis Coelho (1909-19013) e o de Eneias Martins Pinheiro (1913-1917). O
    relatório elaborado e enviado por Firmo Cardoso foi enviado ao Secretário de Estado da
    Instrução Pública no dia 22 de novembro de 1906.

    ResponderExcluir
  5. ANTONIO FIRMO DIAS CARDOSO, PAI DE CLEMENTE TOSCANO DIAS CARDOSO, MEU AVÔ, NASCIDO EM 07/09/1854 FALECIDO EM 05/04/1927, MORO NO RIO DE JANEIRO E SOU FILHO DE CLEMENTE TOSCANO DIAS CARDOSO

    ResponderExcluir
  6. Olá meu nome é Renata Cardoso Ferreira o da minha mãe é Iracema Cardoso Ferreira filha de João Francisco Cardoso nascido em mosqueiro já falecido pelo pouco que eu sei ele fazia parte de uma família de mosqueiro e depois se mudou para o marajó até aonde eu sei desde já gostaria de saber notícias importante por favor obrigado

    ResponderExcluir
  7. Olá meu nome é Renata Cardoso Ferreira o da minha mãe é Iracema Cardoso Ferreira filha de João Francisco Cardoso nascido em mosqueiro já falecido pelo pouco que eu sei ele fazia parte de uma família de mosqueiro e depois se mudou para o marajó até aonde eu sei desde já gostaria de saber notícias importante por favor obrigado

    ResponderExcluir