Farol de Mosqueiro

Farol de Mosqueiro
Farol de Mosqueiro

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Instalação de Usina de Compostagem em Mosqueiro

Um dos graves problemas que acarreta estrangulamento na gestão de resíduos sólidos em Mosqueiro trata-se da coleta e destinação do descarte de matéria orgânica produzida pela poda de árvores e arbustos, corte de grama e similares, dentre outros. Com a construção de uma Usina de Compostagem em Mosqueiro, a maior parte desse material será transformada em adubo que poderá ser utilizado nas praças dos distritos de Belém, hortas, jardins, agricultura orgânica, enfim, Mosqueiro se tornaria fornecedor de insumos agrícolas para grande parte da Região Metropolitana.

(Ilustração retirada da Internet)

Inúmeras vantagens seriam obtidas com essa proposta. Ambientalmente estaremos evitando o que hoje é comum – queimar o “lixo”, com isso não desperdiçamos carbono e o adubo utilizado será orgânico e com certificação. Socioeconomicamente falando, surge a possibilidade de geração de renda para as famílias que estarão envolvidas no processo  através de cooperativas e teremos adubo barato disponível para o pequeno agricultor e para as pessoas que possuem jardins e quintais com árvores frutíferas. Para a gestão será reduzida sobremaneira a quantidade de resíduos a ser transportada para o Lixão do Aurá.




Este autor espera que a gestão municipal atue menos com relação aos interesses de pequenos grupos e mais com relação aos interesses de todos e de forma competente e inteligente. A Usina de Compostagem é um passo importante.

2 comentários:

  1. Essa é uma de tantas outras propostas que a sociedade civil apresentou para Mosqueiro. Infelizmente nossos governantes não estão dispostos a ouvir e aceitar sugestões. se a ideia não é deles, não interessa. Muito triste.

    ResponderExcluir