Farol de Mosqueiro

Farol de Mosqueiro
Farol de Mosqueiro

domingo, 21 de dezembro de 2014

O Hotel do Russo

Segundo Meira Filho, crônicas antigas fazem referência a um francês conhecido como Mr. Pinet que construiu, próximo à praia do Chapéu Virado, uma casa de pasto e um arremedo de hotel denominado “Hotel Balneário”. Mais tarde a propriedade passaria às mãos do Sr. Tuñas  e depois para o casal  Manoel e Gloria Tavares. Nesta época o hotel já era conhecido como o “Hotel do Chapéu Virado”.

Inicialmente ele foi construído em madeira com estilo muito semelhante aos Casarões existentes na orla. Após um incêndio, com apoio de instituição financeira, seus proprietários reconstruíram o Hotel em alvenaria seguindo a tendência da época.

O jovem português da Freguesia de Couto de Cucujães, Antônio Joaquim Ferreira, se casou com Carolina Tavares, filha dos Tavares, herdando o hotel. Muito branco, daqueles que quando se expõem ao sol ficam vermelhos como “camarão”, fez as pessoas passarem a identificá-lo pela alcunha de “Russo”. Como consequência deste apelido, o estabelecimento se tornou conhecido como o “Hotel do Russo”.


Localizado na pracinha do Chapéu Virado, logo atrás da Capela do Sagrado Coração de Jesus, era lugar cativo de famílias que passavam férias e finais de semana em Mosqueiro. Alguns se hospedavam no Hotel, outros frequentavam o restaurante instalado em um amplo salão, e ainda havia os que iam somente sentar em sua varanda para engatar uma boa prosa.



Atualmente, as instalações onde no passado funcionou o “Hotel do Russo”, foram transformadas em apartamentos e estabelecimentos comerciais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário